sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Carta do leitor: o que é e como se faz






Carta do leitor
Você sabe o que é, e onde circula o gênero carta do leitor? Bem, essa é uma resposta bastante simples. O gênero carta do leitor é um gênero textual que pertence ao domínio midiático e jornalístico, em que o leitor expressa um posicionamento sobre determinado assunto publicado em uma revista ou no jornal ou até mesmo na internet. É um meio que o leitor encontra para expressar sua opinião, dar sugestões, fazer perguntas, reclamações ou elogios. O gênero carta do leitor ocupa uma posição de destaque nas revistas e jornais do país, nas seções conhecidas por “Painel do leitor”, “Mural do leitor”, “Cartas à Redação” e etc. O gênero carta do leitor reflete a opinião publica sobre os fatos noticiados. Segundo Dolz e Schneuwly (2004), a carta do leitor pertence à esfera social e requer do autor um posicionamento social e ideológico.
POSICIONAMENTO SOCIAL
QUANDO DO SUJEITO SE COLOCA NO TEXTO E DIZ QUAL É A SUA FUNÇÃO SOCIAL. NO CASO DO VESTIBULAR, GERALMENTE O AUTOR VAI PRODUZIR UMA CARTA COM MÁSCARA, ISSO SIGNIFICA QUE O AUTOR VAI ASSUMIR UM PAPEL SOCIAL FICTÍCIO PARA DAR MAIOR CREDIBLIDADE AO TEXTO
POSICIOMANETO IDEOLÓGICO
QUANDO O SUJEITO SOCIAL EXPRESSA SUA IDEOLOGIA, OU SEJA, POSICONA-SE À FAVOR OU CONTRA DETERMINADO ASSUNTO

Vejamos um exemplo de uma carta do leitor publicada na Folha de S. Paulo no dia 07 de setembro de 2011, sobre o artigo Zero e Um de Vladimir Safatle publicado no dia anterior que fala sobre o dualismo no pensamento político:

Esquerda e direita


Gostei muito da coluna de Vladimir Safatle de ontem: "Zero e um". As ideias que foram expressas ali não só são bastante atuais em prol de pensamento crítico, como também trazem grande contribuição ao debate político, sobretudo, no meio de certos pensadores "não sectários", os quais buscam o modo de pensar tanto pela direita quanto pela esquerda. Colunistas como Safatle lançam sementes que podem ajudar para que se crie um Brasil mais livre e mais justo para todos.
ROGÉRIO LUSTOSA BASTOS (Rio de Janeiro, RJ)
(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/971847-corrupcao-midia-eua-kassab.shtml > último acesso em 07/09/11)



Copa2014


Mais uma vez o chargista Amarildo, de A GAZETA, foi brilhante em sua charge publicada no dia 2 de junho, intitulada “Brasil já tem logo para a Copa de 2014″. É   uma vergonha como ninguém vai preso neste país por conta de licitações fraudadas ou dispensas de procedimentos licitatórios, com base na urgência em construir-se determinada obra ou adquirir-se bens. Podem esperar: vão protelar o máximo as obras da Copa 2014, para depois fazerem as obras através do sistema que “dispensa as licitações”.
ORLANDO DE OLIVEIRA
(Disponível em: http://www2.gazetaonline.com.br/_conteudo/2010/06/643751-opiniao+do+leitor.html > último acesso em 11/09/11)



A apresentação de uma carta do leitor pode variar bastante, dependendo da revista ou jornal que o leitor pretende publicar. Algumas revistas, por exemplo, exigem um formato bastante parecido com o de uma carta pessoal, onde se pode observar o cabeçalho, vocativo, corpo do texto, despedida e assinatura. Outras, como nos exemplos anteriores, apresentam um título o corpo do texto e assinatura. O importante é o leitor contextualizar a sua carta logo no início, explicando o motivo de sua correspondência, também expor o seu raciocino de modo claro e conciso com argumentos significativos que extrapolem o senso comum.
Tendo isso em mente, para poder escrever uma carta do leitor, o autor deve levar em consideração os seguintes aspectos:
- A linguagem pode ser mais pessoal com os verbos empregados em 1° pessoa (Eu/Nós), ou, mais impessoais com os verbos empregados em 3° pessoa (Ele/Eles);
- A posição social deve aparecer logo no primeiro parágrafo, em seguida o posicionamento ideológico;
- Fique atento ao destinatário do texto (para quem você vai escrever?);
- Dê sua opinião sobre determinado assunto, mas, sobretudo defenda o seu ponto de vista com argumentos válidos e coerentes;
- O seu texto deve ter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Cuidado para não mudar de assunto ao expor os seus argumentos.
Veja outro exemplo de carta do leitor feito por um candidato do vestibular de Inverno de 2008 da UEM:
REDAÇÃO
A coletânea de recortes de textos abaixo, retirados de fontes variadas, aborda uma temática social contemporânea. Tendo a coletânea como apoio, redija os gêneros textuais solicitados.

Quando surgiram, no final da década de 1950, as sacolas de plástico eram motivo de orgulho das redes de supermercados e símbolo de status entre as donas-de-casa. Em meio século, passaram de símbolo da modernidade a vilãs do meio ambiente. (Revista da Semana, 15/10/2007. Site: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia)

Estima-se que os brasileiros joguem fora, mensalmente, um bilhão de sacolinhas distribuídas pelo comércio, principalmente os supermercados – cada consumidor descarta mensalmente 66 unidades. (...) no Brasil já se vêem comerciantes e consumidores tomarem a iniciativa de substituição da velha sacolinha, politicamente incorreta, e as autoridades começam a buscar soluções para que ela vá saindo do nosso dia-a-dia. (Revista ISTOÉ, 17/10/2007, p. 76-77)

Grifes brasileiras vão apresentar bolsas de compras reutilizáveis em uma Exposição em São Paulo
(...) No dia 12 de setembro, a exposição Eu não Sou de Plástico exibirá 110 bolsas de compras criadas por estilistas brasileiros (...). Algumas criaram peças a partir de materiais ecologicamente corretos. (...) A idéia da Secretaria do Meio Ambiente é criar o conceito de que saco de plástico é feio, e sacola reutilizável bonita. (...) Segundo os estudos (...) uma bolsa de lona pode substituir cem saquinhos plásticos. (...) “Mas é preciso orientar as pessoas. Quem faz compras para o mês inteiro não vai levar um monte de sacolas de pano para o mercado”. Ainda será preciso criar alternativas para as compras do mês, que enchem o porta-malas do carro. Uma
opção é usar caixas de papelão. (Revista Época, 13/7/2007, p. 96-97)

Sacolas retornáveis substituindo as de plástico é opção em Ponta Grossa e ganha mercado
(...) sacolas retornáveis, confeccionadas com sacos de ráfia de farinha e açúcar e decoradas com fuxicos e alças de tecidos, é opção em Ponta Grossa para os sacos plásticos utilizados em padarias e supermercados. O movimento Nós Podemos Paraná em Ponta Grossa lançou uma Campanha para retirar do meio ambiente as sacolas plásticas e ao mesmo tempo gerar renda para famílias carentes (...) “O legal desse projeto é que reutiliza material e não extrai mais matéria-prima virgem”. (www.fiepr.org.br/nospodemosparana)

Sacolas Reutilizáveis
As sacolas reutilizáveis de longa vida tão pouco são a solução (...) são muito mais grossas e caras (...) Elas também não são higiênicas, a menos que sejam limpas após o uso. Apesar de às vezes serem chamadas “embalagem para a vida inteira”, sua vida útil é limitada, dependendo do tratamento que recebem do usuário, e acabam por se tornar detritos extremamente resistentes quando descartadas. (Site: www.romaflex.com.br)

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARANÁ
PROJETO DE LEI Nº 134/2007
DECRETA:
Art. 1.º Os supermercados, estabelecimentos congêneres e o comércio em geral ficam obrigados a oferecerem aos seus clientes sacolas ou sacos plásticos de material biodegradável ou utilizável para embalagens dos produtos. (...) (www.crea-pr.org.br/crea2/html/projetos_lei)
   (UEM) Como leitor, escreva uma carta ao editor de uma revista semanal, com até quinze linhas, expressando sua opinião sobre a temática abordada na coletânea de textos. Assine a carta com apenas a inicial do seu sobrenome final.


Maringá, 28 de outubro de 2009.
Ao editor da Revista ABC, Associação Brasileira de comercio

Sou proprietário de uma rede de supermercados da região e, como acompanho semanalmente sua revista, também gostaria de expressar a minha opinião sobre a questão da substituição das sacolas plásticas por retornáveis. Por uma questão de praticidade, sei que tanto as sacolas de plástico quanto as garrafas pet surgiram de reclamações de consumidores cansados de carregar vasilhames ou de ter comprar espalhadas porque as sacolas de papel não eram resistentes. Lembro-me bem desses problemas. No entanto, senhor editor, após cinqüenta anos, percebo bem o que poderia ser visto como um retrocesso, na verdade não passa de algo muito benéfico para toda sociedade. Assim, acredito que a medida tomada pela Assembléia Legislativa de sancionar uma lei que obrigue os comerciantes a oferecerem sacolas biodegradáveis ou retornáveis a seus clientes foi de extrema importância, porque a população, finalmente, começará a contribuir com a diminuição dos impactos da ação humana na natureza.
Além disso, escrevo-lhe esta carta, pois acredito que a ABC pode, inclusive, auxiliar na fiscalização do cumprimento dessa lei, pois tenho reparado que, infelizmente, muitos comerciantes ainda não se conscientizaram de que a substituição das sacolas plásticas não é apenas uma necessidade legal, mas prova de consciência e de responsabilidade ecológica.
Cordialmente,
G.


Estrutura da Carta de Leitor
Como você pôde constatar no exemplo acima, as cartas de leitor escritas para o vestibular possuem uma estrutura um pouco diferente daquelas que nos lemos nos jornais ou revistas, pois as redações dos jornais/revistas muitas vezes parafraseiam as cartas originais e sintetizam as suas idéias. Além disso, no vestibular não pode haver identificação do autor na carta, com a assinatura do nome completo. Veja como deve ser escrita uma carta do leitor para o vestibular.
1.       Cabeçalho (ex. Maringá, 28 de outubro de 2009)
2.       Vocativo (ex. Ao editor da Revista ABC)
3.       Corpo do texto
4.       Posicionamento social (ex.”Sou proprietário de uma rede de supermercados da região”)
5.       Contextualização do leitor (ex. “gostaria de expressar a minha opinião sobre a questão da substituição das sacolas plásticas por retornáveis.”)
6.       Posicionamento ideológico (ex. “No entanto, senhor editor, (...) percebo bem o que poderia ser visto como um retrocesso, na verdade não passa de algo muito benéfico para toda sociedade.”)
7.       Apresentação de argumentos e contra-argumentos
8.       Conclusão
9.       Despedida (ex. Cordialmente, Atenciosamente, Respeitosamente, etc.)
10.   Assinatura (ex. Leitor, Inicial do nome ou sobrenome, o comando de produção pode  também não pedir assinatura alguma)
  

Esquema elaborado por: Alisson Yamakawa

33 comentários:

  1. muito bom me ajudo muito valeu

    ResponderExcluir
  2. e muito legal este ensinamento

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo site. Foi bem estruturado.

    ResponderExcluir
  4. Super elaborado esse direcionamento!
    Gostei, me ajudou "pra caramba".
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Valeu, me ajudou muito, ótimos exemplos.

    ResponderExcluir
  6. obrigado pela ajuda! tenho que confessar que ajudou-me muito para o exame de profeciencia CELPE-BRAS

    ResponderExcluir
  7. obrigado me ajudou muito! cumpriu o que prometeu

    ResponderExcluir
  8. muito interessante ,legal de parabéns.

    ResponderExcluir
  9. muito interessante ,legal de parabéns

    ResponderExcluir
  10. Muito bom, me ajudou muito pra estudar pra minha prova!

    ResponderExcluir
  11. é muito facil eu aprendi a fazer carta de leitor aki nesse site e vcs exiplicam muuiitoo beem!!
    ✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌

    ResponderExcluir
  12. muito bem elaborado. Ajudou-me demais =)

    ResponderExcluir
  13. excelente! O texto mais completo sobre o assunto até agora, ajudou muito! Obrigada :)

    ResponderExcluir
  14. ótimo, adorei...muito, muito completo, ajudou de++ Obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Tenho uma dúvida... Gostaria de saber se nos parágrafos, não tem os recuos... Agradecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma questão de edição, mas sim, os parágrafos precisam de recuos.

      Excluir
  16. Muito Bom mesmo !! Me ajudou muito ! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  17. È bom essa explicação, porém eu vi outros sites muito melhores do que esse em que me fez entender mais sobre a carta do leitor.

    ResponderExcluir
  18. me ajudou muito para a prova valeu

    ResponderExcluir
  19. me ajudou muito para a prova valeu

    ResponderExcluir
  20. Caso não coloque local e data a redação é zerada no vestibular da UEM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O não cumprimento de todos os requisitos do comando de prova pode fazer você zerar ou perder bastante nota, no caso, a falta da data e local em uma carta do leitor não compromete completamente a estrutura do gênero, portanto, não creio que isso faria o candidato zerar.

      Excluir
  21. O texto é bastante elucidativo, sendo de grande ajuda para quem precisa de uma base para concursos ou outras atividades, sejam profissionais ou educacionais. Em Pernambuco, dos três jornais diários, só o Jornal do Commercio ( Grafia original ) preserva este direito constitucional do cidadão: o pleno exercício da cidadania através da livre expressão. Os outros são politicoides, cerceadores da voz do leitor. Um país sem imprensa livre, com acesso irrestrito ao cidadão, não é uma autêntica democracia.

    ResponderExcluir